segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

. Gravidez na Infância: Um caso extraordinário





Lina Vanessa Medina, peruana, nasceu no dia 27 de setembro de 1933 e engravidou aos 4 anos de idade. O seu primeiro filho nasceu já tinha 5 anos de idade e é considerada a mãe mais nova do mundo. Esta criança teve o filho em 1939. A gravidez foi descoberta pelo seu pai, Tibúrcio Medina, que havia notado o tamanho anormal da sua barriga. O pai apressou-se a pensar que a criança estava a ser possuída pela cobra Apu. Segundo as crenças locais, esta cobra invadia a pessoa e crescia dentro do corpo até causar a morte. Depois de ela ter ido ao Hospital de Pisco, sob suspeita de tumor abdominal, o médico Dr. Gerardo Lozada concluiu que Lina estava grávida. O Dr. Lozada levou a Lina até à capital do país, para que fosse vista por outros especialistas e confirmassem o seu diagnóstico.
Ela teve parto de cesariana no dia 14 de maio de 1939, data em que era comemorado o dia das mães no país. Medina teve o bebé com 2,7 kg, ao qual chamou Gerardo, em homenagem ao médico que fez o parto.
A gravidez foi possível graças a um desequilíbrio hormonal. A primeira menstruação aconteceu quando ela tinha 8 meses de vida. Os seios dela começaram a aumentar quando ela tinha 4 anos de idade e aos 5 já demonstrava alargamento pélvico e maturação óssea avançada. Segundo a equipa que participou no parto, ela tinha um aparelho reprodutor maduro.
O pai de Lina chegou a ser preso, acusado de incesto, mas foi libertado por falta de provas. As suspeitas recaíram, então, no irmão de Lina, que sofria de deficiência mental.
Mesmo sendo mãe, Lina agia como qualquer criança, brincava mais do que cuidava do filho. Gerardo foi criado por uma das tias e passou a infância a acreditar que era irmão da própria mãe. Ele só descobriu a verdade aos 10 anos de idade, e faleceu aos 40 anos vítima de uma doença na medula óssea.
Lina nunca revelou o nome do pai do seu primeiro filho. Casou-se em 1972 e teve outro filho aos 38 anos de idade.

Sem comentários:

Enviar um comentário