segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

. "Tão Cedo, Marta!": para ler





O livro conta a história de uma adolescente chamada Marta. Marta é uma rapariga que engravida precocemente e por isso acaba por ir viver para uma instituição chamada “Nova Primavera”. É aí que nos vamos apercebendo das suas dificuldades e dos seus pensamentos mais íntimos.

O livro começa por descrever as diferentes reações à notícia da gravidez e à coragem de Marta. Depois é seguir a história e verificar, uma por uma, as situações por que a jovem rapariga tem de passar após decidir mudar radicalmente a sua vida. A saída de casa, para não ter de estar a ouvir constantemente a sua mãe, as dificuldades económicas, a desilusão com o namorado que a abandona, os conflitos com o pai, o abandono da escola, a hesitação quando se vê obrigada em pedir ajuda económica aos avós paternos….

Em termos gerais, trata-se de um livro que põe a nu as dificuldades de uma jovem mãe, que se vê institucionalizada e obrigada a crescer à pressa. Um exemplo, portanto, não só para todas as raparigas que partilham o “Nova Primavera”, como para todas as raparigas que se vejam confrontadas com questões semelhantes. Numa palavra, um bom livro para os pais recomendarem às suas filhas, e filhos, de modo a evitar situações indesejáveis.


1 comentário: